v. 7 n. 7 (2017): 6ª Edição
Artigos

QUALIDADE EM SERVIÇOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB

Publicado 2023-06-07

Palavras-chave

  • Serviços contábeis.,
  • Qualidade,
  • Comércio Varejista de Material de Construção.

Resumo

RESUMO
As empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade como forma
efetiva nos processos produtivos. O objetivo geral propôs analisar quais os
requisitos de satisfação das empresas do setor de comércio varejista de material de
construção, em relação à prestação de serviços contábil na cidade de Sousa-PB. A
metodologia utilizada foi composta por técnicas da estatística descritiva . O foco do
setor esteve centrado nas empresas do segmento varejista do comércio de materiais
de construção. Foi utilizado um questionário com assertivas para detectar a
qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Os
resultados apontam que: as informações contábeis elaboradas para o auxílio das
decisões dessas empresas, não estão servindo de auxílio como deveriam, visto que
apenas 29,2% consideraram muito bom e 33,3% bom. A maioria dos profissionais da
contabilidade não está proporcionando às empresas o seu objetivo principal, que é o
de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode
comprometer a qualidade da prestação do serviço. Foram encontrados 3 fatores: o
fator 1 relacionado a confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o
fator 2 relacionado à competência, atualização e ética profissional; e o fator 3 a
honorários contábeis e informações elaboradas.