v. 3 n. 3 (2013): 3ª Edição
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UMA BREVE AVALIAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE DO ESTUDO DA CONTABILOMETRIA NAS DIMENSÕES AFETIVAS E INSTRUMENTAIS PARA OS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE C. CONTÁBEIS DA FAFIC.

Publicado 2023-05-31

Resumo

Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a representatividade atual que o estudo da
contabilometria tem para os alunos concluintes do Curso de Bacharelado em
Ciências Contábeis da FAFIC, sob as dimensões afetiva e instrumental, como
forma de estimular os profissionais a cada vez mais investirem nessa área, onde
poucos profissionais dominam o conteúdo. A metodologia utilizada foi a
aplicação de um questionário com questões objetivas, aos alunos do último
semestre do Curso. Essas questões basicamente tratavam de mensurar a
importância do estudo desse conteúdo. O resultado apontou que quanto ao
sentimento que prevalecia enquanto estudavam o conteúdo de contabilometria,
prevaleceu o de desafio (37%) e de interesse (27%). Com relação ao item que
perguntava da segurança deles em relação à utilização prática dos conceitos
estudados, 73% disse estar seguro e os demais disseram não estar nada seguro
na sua aplicação.A maioria também considerou a contabilometria, uma
ferramenta essencial para o futuro profissional, tendo em vista que o mercado a
cada dia está se tornando mais competitivo e exigindo dos seus profissionais
maior qualificação técnica nos serviços prestados, para que auxiliem os seus
clientes no processo de tomada de decisão. Isso tudo facilita o crescimento das
empresas, sendo isso responsável pelo aumento da valorização da
contabilometria como instrumento chave na avaliação de fenômenos contábeis.
Daí o resultado mostrou que na visão dos mesmos, o estudo da contabilometria
também é importante não somente para que o aluno tenha boas notas, mas que
tenha maior facilidade de ingressar numa vaga no mercado de trabalho, hoje tão
seletivo e escasso.