Resumo
RESUMO:O objetivo deste estudo foi apresentar uma abordagem reflexiva sobre a avaliação da
aprendizagem no ensino superior identificando novos caminhos a serem seguidos. O processo de
avaliação do ensino-aprendizagem na docência do ensino superior tem sido um campo muito
pesquisado e discutido a partir de questionamentos, paradigmas e modelos postos em prática. Daí a
grande necessidade de mudanças na cultura avaliativa desenvolvida no cenário atual. Para a
elaboração desse trabalho foi realizado um relato de caso baseado na experiência do Prof. Ms. George
Araújo, da Universidade Federal de Campina Grande no Campus de Cajazeiras-PB, que leciona a
Disciplina de Patologia Geral para o Curso de Bacharelado em Enfermagem. Diante de um cenário de
aulas expositivas, pensando em como atrair a atenção de seus futuros alunos, o professor resolveu
quebrar as regras e partir para uma postura que fosse mais atrativa para os aprendizes. Frente a essas
considerações cabe aqui questionar: É possível dar conta de efetivar um processo avaliativo contínuo,
crítico e coerente numa sala de aula universitária?