DAS IMAGENS ÀS IDEIAS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSIÇÃO ENTRE OS DOIS MUNDOS PLATÔNICOS
Resumen
RESUMO
O presente artigo constitui-se uma pesquisa teórica bibliográfica. O principal objetivo
da mesma, consiste em um estudo a respeito do pensamento educacional de Platão
e sua possível contribuição para nosso atual modelo de ensino, tendo como base uma
de suas principais obras, A República, com ênfase no livro VII, onde o autor descreve
sua teoria do conhecimento e Paidéia. Levando em consideração o contexto em que
o autor está inserido, serão abordados os dois momentos da educação platônica
descritos na alegoria da caverna: o primeiro, relativo a um processo de elevação
visando à contemplação do bem, representado pela saída da caverna e o segundo,
concernente a um processo de regressão que implica saber como proceder em meio
aos cidadãos, metaforizado pelo retorno à habitação subterrânea. Procurando
sistematizar as principais idéias aí contidas, mostrar-se-á que essas duas direções
são, segundo Platão, necessárias para que se efetive uma educação plena por ele
planejada para os futuros guardiões da cidade – os filósofos. Tendo a clara noção de
que tal ideal seria muito dificilmente atingível, Platão deixa evidente na própria alegoria
que o processo de ascensão da alma constitui um longo e gradual percurso, com
diferentes estágios, e um amplo currículo, caracterizando-se como um elevar-se para
além das experiências sensíveis, a fim de alcançar a sabedoria suprema – a ciência
do bem. Ao propormos tal discussão, este trabalho pretende inserir-se no debate
acerca do tema – A Educação em Platão – e retomar, uma vez mais, a contribuição
de um pensador da maior relevância para a Filosofia da Educação e com quem ainda
temos tanto a aprender.